O extenso litoral envolto pela exuberante natureza, faz de Nova Viçosa destino certo para quem procura tranquilidade à beira mar.

Manguezais, mata atlântica, belas ilhas (barra velha e coroa vermelha), rios cristalinos e praias de um vasto areal, que na maré baixa chega a 300m de largura, dão o tom a paisagem local.

Dentre os inúmeros atrativos ecológicos, a natureza contempla o visitante com a chegada das baleias Jubarte no mês de julho, quando procuram as águas mornas, para acasalarem  e amamentarem seus filhotes.

No turismo histórico, podemos apreciar as construções do final do século XVIII, como a Casa da Camara, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o sobrado do porto e a Cadeia.

Nova Viçosa é o ponto mais próximo do arquipélago de Abrolhos – primeira reserva ecológica da Marinha Brasileira, criada em 1983. Este arquipélago foi fonte de estudo de Charles Darwin que esteve aqui por volta de 1832.  Existem várias espécies endêmicas, com chapadões e corais cérebros muito apreciados por mergulhadores. O arquipélago é formado por cinco ilhas, sendo uma com farol sob controle da Marinha.

Nas artes temos o artista plástico Geraldo Pinto, cujas obras estão expostas na Pousada Sol Nascente e o escultor Frans Krajcberg, conhecido mundialmente e que mora há 35 anos no sitio Natura, em uma casa em cima do tronco de oiti, projeto do conceituado arquiteto Zanine. O artista está construindo um museu para abrigar suas obras, um legado aos visitantes da região.